O primeiro passo para o sucesso de um telhado de madeira é a utilização de um tipo resistente. Ele deve ser capaz de suportar os principais riscos que um telhado está sujeito, como os impactos e a umidade.
Listamos abaixo as principais qualidades de madeira usadas para a construção de telhados. Os nomes podem variar de região para região. Esperamos que essas informações esclareçam e possam ser úteis para sanar suas dúvidas e curiosidades.
Maçaranduba
Sua principal utilização são em estruturas de telhados. São consideradas tipos de madeiras fortes e de alta resistência principalmente a pragas como o cupim.
O seu cerne é de coloração vermelho-acastanhada média. O material tende a escurecer com o passar no tempo.
É usada tanto para construções pesadas, como dormentes ferroviários, pontes, estacas e vigas, quanto para mobiliário de alta qualidade. Pela alta resistência, a maçaranduba vai muito bem em ambientes externos, como pergolados, fachadas e varandas.
Devido a sua excelente resistência, é muito usada na parte estrutural de telhados, como vigas, caibros e pilares.
Características:
– Muito densa e pesada;
– Alta resistência ao tempo;
– Ótimo acabamento, pintura e verniz;
– Costuma rachar se for pregada ou parafusada sem furação prévia;
– É fácil de tornear e colar, mas relativamente difícil de aplainar e cortar;
– Possui uma excelente resistência ao ataque de fungos apodrecedores e cupins subterrâneos;
– Tratando-se de umidade, ela é bastante resistente;
– Cheiro quase imperceptível.
Tauari
É uma madeira bonita e durável. Não é atoa que ela não sai de moda e é um material sempre em alta entre os carpinteiros e arquitetos.
Pode ser encontrada no Brasil nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.
Possui cheiro quase imperceptível e é dotada de um brilho distinto, que dá um acabamento muito interessante aos produtos fabricados a partir dela. Muito usada para produzir móveis, portas e janelas. Ótima aceitação de profissionais da construção civil, é muito usada no madeiramento para telhado.
Este tipo de madeira também possui como propriedade ser fácil e macio para corte, permitindo que seja fácil de ser trabalhada, mesmo em peças mais difíceis como desenhos curvos.
Ela também pode receber tratamentos adicionais com certa facilidade, por ser mais permeável a uma série de produtos específicos para esse fim, permitindo maior conservação das peças.
É recomendada para ambientes interiores e não para locais onde fique a mercê de intempéries como sol, chuva e umidade. Porém se a madeira tiver um bom preparo prévio, for seca, e revestida com produtos próprios para proteção e impermeabilizantes, ela pode se tonar mais resistente e a umidade não chega a prejudicar tão intensamente.
Características:
– Coloração branco-amarelada a bege-amarelado-clara;
– Moderadamente macia ao corte;
– Muito fácil de ser trabalhada;
– Ótimo acabamento;
– Brilho moderado;
– Superfície lisa (fica reluzente após aplicação de verniz e outros tratamentos)
– Boa resistência em ambientes internos;
– Secagem em estufa rápida, sem defeitos significativos.
Carambá
O carambá apresenta um dos menores preços em comparação a outras opções para telhados. Também é uma madeira dura, o que garante uma boa aplicação em coberturas. Aguenta bem as forças mecânicas e a umidade.
Sucupira
A sucupira é muito popular no setor de mobiliário e bastante difícil de encontrá-la para telhados. Seu valor é bastante elevado para viabilizar seu uso em telhados, apesar de apresentar a resistência necessária para a tarefa.
Angelim
É uma das madeiras mais populares na construção civil. Grande parte das portas, das janelas e dos pré-fabricados são feitos a partir dela. Ela se destaca das opções anteriores por sua leveza, o que facilita o processo de instalação. Ainda assim, é bastante resistente e pode ser utilizada nos telhados.
Eucalipto
É uma das madeiras maciças mais baratas do mercado, pois é extensivamente cultivada no nosso território. Contudo não é muito apreciada nos telhados, pois é macia e muito sensível à umidade. Então a aplicação de tratamentos é essencial, assim como a manutenção periódica. Com isso, perde um pouco na praticidade para o usuário.
Guarajá
Também é uma opção de madeira leve e com boa resistência, sendo bastante utilizada para a construção de telhados.
Peroba rosa
É uma das madeiras mais nobres disponíveis no mercado, porém apresenta um alto custo e é difícil de ser encontrada. A menos que seu cliente tenha um orçamento muito grande, seu uso é praticamente inviável.
Garapa
Seu principal diferencial é a resistência natural aos cupins. Além disso, apresenta um valor intermediário e é bem resistente tanto a estresses mecânicos quanto à umidade. Isso a torna uma opção muito interessante para os telhados de diversas estruturas. Possui ótimo acabamento. É excelente para ficar aparente, como no caso de telhados de varandas ou telhados onde não há forro.
contato@madeireirariodoouro.com.br
Av. Eugênio Borges, Lote 28 S/N, km 5, Rio do Ouro - São Gonçalo–RJ CEP 24751-000